Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CNTBio aprova feijão transgênico da Embrapa

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio) aprovou nesta quinta-feira (15) a liberação comercial de feijão transgênico resistente ao vírus mosaico dourado. A semente foi totalmente desenvolvida pela equipe da Embrapa. Esta é a primeira espécie transgênica nacional que passará a ser usada no país.
Antes que a nova variedade, derivada do feijão carioquinha, possa ser plantada e comercializada, a Embrapa precisará registrar a aprovação no Ministério da Agricultura. Além do feijão, a Embrapa tem como experiência a aprovação de uma soja geneticamente modificada resistente a herbicida, juntamente com uma empresa multinacional.
A estimativa é que o Brasil perca anualmente entre 80 mil a 280 mil toneladas de feijão por conta do mosaico dourado, doença que é transmitida por um inseto contaminado e torna as folhas amareladas e provoca nanismo, deformação das vagens e grãos e, ainda, abortamento das flores.
Os primeiros estudos para o desenvolvimento da espécie transgênica resistente começaram a ser feitos no ano de 2000. A estimativa é que a Embrapa tenha investido no projeto R$ 3,5 milhões
Da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário