Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Levantamento mostra números do desmatamento no cerrado

O Ministério do Meio Ambiente divulgou em Brasília números sobre o desmatamento das áreas de cerrado. A ministra Izabella Teixeira mostrou como está o desmatamento de acordo com o último levantamento, feito até o final de 2010.
O cerrado corresponde a uma área com 2,039 milhões de quilômetros quadrados. Hoje, 48,5% desse total está desmatado.
A retirada da mata de 2009 para 2010 foi de 6,5 mil quilômetros quadrados e mais da metade está localizada nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.
“Em alguns estados o desmatamento está acontecendo no cerrado em áreas secundárias, áreas que já foram degradadas no passado, que estavam em regeneração e agora estão sendo objeto de supressão de vegetação”, disse a ministra.
Apesar do crescimento da área total desmatada, Izabella Teixeira considerou os dados positivos porque o ritmo de destruição vem caindo a cada ano. “Menos da metade do que foi detectado em 2002/2008 e cinco pontos abaixo do que aconteceu no período 2009/2010. As forças do desmatamento são as mesmas, quer dizer, essencialmente agropecuárias, carvão vegetal e um processo de urbanização. As causas da diminuição nós ainda não sabemos, mas temos que qualificar a informação do que é legal e ilegal”, completou.
O Ministério do Meio Ambiente também mostrou a situação das queimadas nas unidades de conservação federais. A Floresta Nacional de Brasília é a área mais crítica em todo o país, 25% dos 9,3 mil hectares já foram destruídos pelo fogo.
Segundo dados do Ministério, as queimadas atingem 11 unidades de conservação no país.
Do Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário