Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

UDESC - O fim do vocacionado

Concurso será em apenas uma etapa e sem a cobrança específica por cursos.
Depois de 19 anos fazendo o vestibular vocacionado, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) anunciou, ontem, mudanças no formato da prova, que passa a ter apenas uma etapa, com questões gerais e objetivas. Além de não cobrar mais conteúdo específico sobre o curso escolhido, também saem as perguntas sobre Santa Catarina.
As alterações já valem para o próximo concurso, marcado para 20 de novembro. A prova, que era feita em duas fases, passa a ter só uma. Durante a manhã e à tarde, os estudantes responderão 120 questões objetivas, além de escrever uma redação, com tema comum para todos os candidatos.
De acordo com a pró-reitora de Ensino da Udesc, Sandra Makowiecky, as mudanças visam a adotar, no futuro, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. O modelo vocacionado e as questões com temas regionais fogem da proposta do sistema, que além de tornar a seleção nacional, valoriza os conhecimentos gerais. Apesar disso, permanecem as provas práticas para os cursos de teatro e música.
A adoção ao Sisu deve ser feita até 2013. Apesar disso, a Udesc não adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor a nota do vestibular, como fizeram outras universidades, como a UFSC.
Outra mudança anunciada é o modelo de corte. Antes, classificava para a segunda etapa uma quantidade de alunos quatro vezes maior do que a oferta de vagas do curso. Agora, sem outra fase, terão redações corrigidas um número de estudantes cinco vezes maior do que a quantidade de vagas. Por exemplo, um candidato escolheu uma graduação com 40 vagas, ele terá o texto corrigido se ficar até a 200ª posição. O concorrente também precisa acertar pelos menos 12 questões objetivas, senão está desclassificado.
Para a coordenadora do vestibular, Rosangela Machado, as mudanças não prejudicam os estudantes que vinham se preparando para o modelo antigo do vestibular. “Não acrescentamos nenhum conteúdo. Estamos reduzindo. O aluno que vinha se preparando para o vestibular vocacionado tem todas as condições de fazer essa prova porque o conteúdo é o do ensino médio”, ressaltou.
Fonte: Jornal A Notícia - Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário