Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

Joinville entre as seis cidades que mais cresceram no ranking nacional - CENSO 2010

Joinville se destaca em ranking nacional que compara cidades de grande porte. Das cidades consideradas de grande porte, Joinville foi a segunda que mais cresceu em dez anos sem contabilizar as capitais, segundo dados do Censo 2010 do IBGE. Em dez anos, a população da cidade cresceu 16,63% (média de 2,04% ao ano), ficando atrás apenas de Uberlândia, com aumento populacional de 17,02% (2,09% ao ano). Em números absolutos, a população de Joinville aumentou 85.684 de 2000 até 2010. Se incluir as capitais, a cidade fica em sexto lugar no País dentre as consideradas de grande porte. Manaus foi a que mais registrou crescimento, com 21,99%.
Em dados gerais, o IBGE constatou que as cidades que mais cresceram são as que têm menos de 500 mil habitantes, o que demonstra a influência da migração, embora as grandes cidades continuem concentrando parcela expressiva da população (aproximadamente 30%). Entre as cidades com altas taxas de crescimento (8% do total), nenhuma tem mais de 500 mil habitantes.
Na outra ponta da tabela, 27% dos municípios (a maioria com menos de 10 mil habitantes) estão perdendo população. A coincidência entre todos é que, em 2008, a maioria apresentava o PIB per capita muito baixo. Neste dado, quatro cidades consideradas de porte médio tiveram um déficit significativo: Lages (SC), Foz do Iguaçu (PR), Ilhéus (BA) e Uruguaiana (RS). O município catarinense perdeu 955 habitantes, com déficit de 0,61%. Dentre os quatro, a maior baixa foi na cidade baiana, que teve queda de 20,57%.
Mas 46% dos municípios brasileiros mantiveram-se com crescimento nulo ou baixo, com média de até 1,5% ao ano. Entre os principais motivos está a diminuição na taxa de natalidade e a pouca atratividade exercida nestes locais. Destes, 23 são considerados de grande porte. Dentre as regiões metropolitanas, Porto Alegre apresentou o pior índice de crescimento, com apenas 0,4% ao ano. Rio de Janeiro e São Paulo, ficaram perto dos 0,8% ao ano.
Fonte: A Notícia Joinvile

Um comentário:

  1. Sou de Joinville aqui é uma cidade muito boa para viver tem muito emprego pouca violencia transporte publico de primeiro mundo. Minha noiva é de Foz do Iguaçu realmente ela me falou que teve uma pesquisa do censo mais de 100 habitantes sairam de Foz. Falta de apoio do governo pra investir em emprego.

    ResponderExcluir