Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

Erupção do vulcão Lokon força a retirada de 4.600 pessoas na Indonésia

Cerca de 4.600 pessoas já foram retiradas desde que o vulcão Lokon, situado no norte das ilhas Célebes, na Indonésia, entrou em erupção, na quinta-feira (14), informou neste sábado (16) a imprensa local.
O vulcão expeliu neste sábado colunas de fumaça e cinza que alcançaram 800 metros de altura. Nos últimos dois dias, o Lokon lançou pedras e lava a um quilômetro e meio de distância, provocando incêndios em florestas dos arredores.
O número de pessoas retiradas duplicou nas últimas horas por causa da crescente atividade do vulcão. As autoridades mantêm declarado o alerta vermelho desde segunda-feira (11).
O porta-voz do Centro Nacional de Gestão de Desastres, Sutupo Purwo Nugroho, disse que os afetados foram hospedados em seis centros de refugiados na localidade de Tomohon.
A Cruz Vermelha indonésia distribuiu 15 mil máscaras contra a fumaça, informou a agência local 'Antara'. Cerca de 30 mil pessoas vivem nos arredores do Lokon, uma montanha de 1.580 metros de altura.
O Lokon, um dos 129 vulcões ativos na Indonésia atualmente, produziu cinco erupções nos últimos 20 anos.
A Indonésia se localiza dentro do denominado 'Anel de Fogo do Pacífico', uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica
Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário