Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Polícia russa caça responsáveis por atentado em aeroporto

O governo russo deu início à caçada pelos terroristas responsáveis pelo ataque que matou 35 pessoas e feriu outras 189 no aeroporto de Domodedovo, na capital Moscou. O atentado ocorreu na última segunda-feira e, desde então, as forças de segurança do país já listaram 10 nomes de suspeitos do Cáucaso Norte, nos quais concentram suas investigações. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pela polícia.
"Neste momento, os agentes responsáveis pela investigação estão convencidos que a pista leva ao Cáucaso Norte. O terrorista suicida que ativou a bomba no aeroporto era oriundo dali", garantiu um policial à agência de notícias russa RIA Novosti.
A afirmação confirma a reportagem publicada na quarta-feira pelo jornal Kommersant, segundo a qual o Ministério do Interior e o Serviço Federal de Segurança (FSB, antiga KGB) nos Distritos Federais do Sul e do Cáucaso Norte estão em busca de um homem acusado de integrar um grupo terrorista que as autoridades acreditavam ter sido desarticulado em outubro do ano passado.
Segundo o jornal, as forças de segurança não descartam que a pessoa procurada, de sobrenome Razdobudko e residente na região de Stavropol, vizinha das repúblicas da Chechênia e de Daguestão, seja o organizador ou inclusive o que executor do atentado em Domodedovo.
Uma fonte próxima à investigação assinalou que "Razdobudko não é o único investigado por possível vinculação com o atentado". Na quarta, o premiê russo, Vladimir Putin, garantiu que não existe vinculação entre a república da Chechênia e o atentado terrorista de segunda-feira.
A guerrilha islamita do Cáucaso Norte, liderada pelo checheno Doku Umarov, foi a responsável pelo duplo atentado suicida em março do ano passado no metrô de Moscou, quando 40 pessoas morreram.
(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário