Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de novembro de 2010

EUA preveem concluir transferência de poder no Afeganistão em 2014

O governo americano se prepara para anunciar com seus parceiros da Otan a futura estratégia no Afeganistão, que tem como objetivo concluir a transferência do controle das 34 províncias do país às forças de segurança afegãs no final de 2014.
O assistente especial da Casa Branca para Afeganistão e Paquistão, general Douglas Lute, assegurou em entrevista coletiva que a transição começará em 2011, como estava previsto, e a meta é completá-la em 2014.
O anúncio será realizado durante a cúpula da Otan, marcada para os dias 19 e 20 em Lisboa, que contará com as presenças de líderes europeus e do presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
"Estamos vendo esta cúpula de Lisboa como um marco estratégico para a missão em curso no Afeganistão", assinalou o general, que apontou que a transferência de poder será possível graças às condições do terreno, após o aumento dos recursos internacionais.
O presidente Obama autorizou em dezembro o destacamento de 30 mil soldados adicionais e também anunciou que a retirada das tropas começará em julho de 2011.
"Não é algo que vai ser feito em um dia, nem em uma única ação. Será um processo organizado e progressivo, que vigiaremos em função das condições do terreno", tanto pelas forças internacionais como pelas afegãs, disse Lute.
O objetivo, no entanto, é que a transição esteja completa no final de 2014, como já foi antecipado pelo presidente afegão, Hamid Karzai.
Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário