Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de abril de 2012

Rússia abaterá foguete norte-coreano se ameaçar seu território

A defesa antiaérea russa abaterá o foguete que a Coreia do Norte deve lançar nos próximos dias se este desviar-se de sua trajetória e representar uma ameaça para o território da Rússia, declarou nesta terça-feira uma fonte militar deste país.
"Caso o foguete portador norte-coreano se desvie de sua trajetória e gere o risco de cair em nosso território, as tropas da defesa espacial e antiaérea estarão dispostas a abatê-lo", disse à agência Interfax um porta-voz do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia.
A Coreia do Norte anunciou sua intenção de pôr em órbita, entre os dias 12 e 16 de abril, um satélite de observação terrestre mediante um foguete de longo alcance para comemorar o centenário do nascimento do fundador do país, Kim Il-sung.
A preocupação dos militares russos é o foguete, em caso de uma falha, cair sobre as ilhas Curilas. Vários países, entre eles Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, condenaram o lançamento norte-coreano ao considerá-lo o teste encoberto de um míssil capaz de levar armas nucleares que violaria uma resolução de 2009 do Conselho de Segurança da ONU.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário