Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ministro do Ambiente vai declarar emergência após naufrágio na Itália

O ministro do Ambiente da Itália, Corrado Clini, disse nesta segunda-feira (16) que vai declarar estado de emergência por conta do naufrágio do cruzeiro Costa Concordia, ocorrido na noite de sexta-feira no litoral do país.
Isso permitirá a liberação de verbas federais para tentar evitar um desastre ambiental na região do desastre, ocorrido a 40 quilômetros do continente, no Mar Tirreno.
Clini disse que material líquido começou a vazar do navio, que está encalhado e inclinado em mais de 80 graus próximo à pequena ilha de Giglio.
Mas ainda não está claro se se trata de combustível.
Ele disse que, por precaução, barreiras de proteção estão sendo colocadas no lugar.
O navio de cruzeiro tem em seus tanques 2.380 toneladas de combustível, segundo a Costa Cruzeiros.
As buscas pelos desaparecidos, que podem estar dentro do navio, continuam.
Na véspera, três pessoas foram retiradas com vida de dentro da embarcação parcialmente submersa.
Havia 57 brasileiros a bordo, segundo o Itamaraty, mas não há registros que haja brasileiros mortos, feridos ou desaparecidos.
'Bomba ecológica'
"Temos uma bomba ecológica no interior do transatlântico naufragado", disse à France Presse Sergio Ortelli, prefeito da pequena ilha da Toscana.
Após a pesquisa de sobreviventes eventuais ou corpos de vítimas, a segurança do navio é a segunda preocupação dos socorristas.
"Espero que o combustível possa ser bombeado e que o transatlântico possa ser deslocado, porque perturba a navegação", acrescentou o prefeito de Giglio.
A Ilha de Giglio é conhecida por suas minúsculas angras rochosas e seu charme rústico.
A população, que não passa de 800 moradores no inverno, sobe para 5.000 pessoas durante o verão, com a chegada dos turistas.
A zona marítima em torno da ilha é também um santuário das baleias.
Os dirigentes locais pedem a aprovação de novas regras impondo limites mais estritos à navegação nessa região e, principalmente, o fim da tradição do "l'inchino" (reverência) seguida pelos grandes navios que passam perto da ilha.
A Guarda Costeira ordenou ao proprietário do navio, a companhia Costa Cruzeiros, que "retire os destroços do navio e evite que caia uma só gota de petróleo no mar", declarou Filippo Marini, do serviço de imprensa da Guarda Costeira local.
Uma equipe de especialistas da empresa holandesa Smit&Salvage e da americana Titan Salvage estão no local para estudar os meios de colocar o navio em segurança.
Uma delas declarou, sob anonimato, que o bombeamento do combustível não poderá começar logo no início da semana, porque o equipamento necessário ainda não chegou.
Segundo um dos trabalhadores, retirar o navio de cerca de 115 mil toneladas poderia levar semanas, mas excluiu a possibilidade de cortá-lo em partes no local
Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário