Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

China acompanhará de perto eleição de sábado em Taiwan

Taiwan votará neste final de semana em uma eleição que será acompanhada de perto pela China e os Estados Unidos, com preocupações de que uma vitória da oposição poderá reativar as tensões com o governo chinês e acrescentar outro ponto de disputa entre os EUA e a China.
O presidente taiwanês e candidato à reeleição, Ma Ying-jeou, está um pouco a frente nas pesquisa de opinião e seu Partido Nacionalista deve conquistar uma discreta maioria no Parlamento, nas votações presidenciais e legislativas que ocorrerão simultaneamente.
Ma tem buscado relações mais próximas e cooperação econômica com a China. Sua reeleição permitiria a Taiwan mantenha o status quo. A China reivindica o controle da ilha, que é aliada dos Estados Unidos, seu fornecedor de armamentos.
Mas sua adversária, Tsai Ing-wen, que moderou a posição pró-independência de seu Partido Democrático Progressivo, está mostrando força. Enquanto a campanha entreva na reta final nesta quinta-feira, ela visitou regiões onde predominam os simpatizantes do Partido Nacionalista, no norte da ilha.
Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário