Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Caros leitores.....



Como a manchete do site não reflete minha opinião e o que foi por mim dito ao jornalista do Terra, devo adicionar alguns esclarecimentos:

- O investimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação nas ações do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) ao longo dos últimos 7 anos foi recorde, tendo aumentado mais dez vezes em relação ao governo anterior (leia governo FHC);

- O PROANTAR NÃO tem que recuperar 30 anos como diz a manchete. Apesar das muitas restrições orçamentarias na década de 1990, a partir de 2002 avançamos muito, e hoje somos o país latino-americano com o programa de pesquisa antártica mais forte na America Latina.

- É verdade que investimos menos do que a China, Índia e Rússia, sem falar do Paquistão, na questão antártica. Ou seja, países com condições sócio-econômicas similares ou mais baixas do que o Brasil (e muito mais longe da Antártica!).

- O Tratado da Antártica exige pesquisa científica dos países que adquiriram o direito de votar sobre o futuro da região antártica. Somente por isso, já seria justificado um programa de investigações naquela região. Mas mais importante são os grandes temas como mudanças do clima e da química da atmosfera que são lá estudos.

Prof. Jefferson Cardia Simões (UFRGS)
Coordenador-geral da Expedição Criosfera

Nenhum comentário:

Postar um comentário