Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Após invasão de embaixada, Londres alerta Irã para 'sérias consequências'

O Reino Unido considerou o Governo iraniano responsável pela "falha muito grave" de segurança que permitiu invasões à embaixada britânica em Teerã nesta terça-feira (29), e alertou que o incidente acarretará "sérias consequências".
O Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido recomendou que seus cidadãos evitem as viagens não essenciais ao Irã e pediu ao pequeno número de britânicos que se encontram nesse país que permaneçam em suas casas.
"Nós responsabilizamos o governo iraniano por falhar em tomar medidas adequadas para proteger nossa embaixada, como nós solicitamos. (...) Claramente haverá outras e sérias consequências", disse o secretário de Relações Exteriores britânico, William Hague.
Em comunicado, o ministério afirmou que todo o pessoal britânico da embaixada em Teerã e suas famílias (um total de 24 pessoas) foi localizado e que agora tentam estabelecer o local onde se encontram todos os empregados de segurança da legação.
Estudantes radicais iranianos invadiram duas vezes nesta terça as instalações da embaixada do Reino Unido no país, em protestos contra as sanções britânicas a Teerã.
Mais cedo, dezenas de manifestantes já haviam invadido um dos prédios. Eles substituíram a bandeira britânica pela iraniana e chegaram a manter seis funcionários reféns, mas depois deixaram o local.
Os manifestantes protestavam contra as sanções de Londres a Teerã por causa de seu programa nuclear.
Hague deve fazer nesta quarta-feira (30) perante o Parlamento uma declaração sobre o Irã. Ele frisou que expressou ao seu colega iraniano de Exterior seu mais enérgico protesto e pediu ao Governo de Teerã que tome "medidas imediatas para garantir a segurança do pessoal britânico, a devolução das propriedades roubadas da embaixada e proteger de forma imediata o recinto".
A tensão entre Irã e o Reino Unido foi aumentando nos últimos dias depois que, na semana passada, Londres decidiu suspender todas as transações financeiras com os bancos iranianos, inclusive o Banco Central do Irã, por seu programa nuclear.
Há dois dias, o Parlamento iraniano ratificou por grande maioria uma lei para diminuir as relações com o Reino Unido no nível dos encarregado de negócios, o que representa a retirada dos embaixadores.
Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário