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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pontes sobre o rio Madeira em Porto Velho

A ponte sobre o rio Madeira terá 987 metros de extensão por 12 metros de largura, armada com vigas pré-moldadas, em duas pistas de 4,7m de largura cada. A ponte vai ter uma ciclovia de 1,6m, sinalização náutica e iluminação em toda sua extensão. O projeto ainda prevê um mecanismo para a passagem de energia elétrica para o outro lado do rio.De acordo com o EIA-RIMA - o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente - o projeto começou ainda em julho de 2002. De lá pra cá vem passando por várias etapas, conforme a Lei Nacional do Meio Ambiente (6.938), que normatiza qualquer projeto que envolva a natureza, em parceria com o CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente. A lei também definiu as competências dos governos federal, estadual e municipal, antes, durante e depois da construção da ponte.Inicialmente o projeto previa três locais para a construção da ponte. O bairro da Balsa, o bairro Nacional, próximo a Distribuidora de Combustíveis da Petrobrás, e a cachoeira de Santo Antônio. Os idealizadores optaram pelo bairro da Balsa por se tratar de uma área que vai atender melhor os objetivos da construção da ponte e os impactos são menores ou mais fáceis de sanar. Segundo o relatório, foi feito um levantamento até da quantidade de árvores existentes no local, classificadas por idade e espécie.
Duas pontes sobre o Rio Madeira, há décadas esperadas pelos rondonienses, entram em fase de construção. Em reunião, o prefeito Roberto Sobrinho garantiu ao coordenador do DNIT, José Ribamar de Oliveira, todo o apoio do município de Porto Velho aos projetos, segundo Sobrinho, fundamentais ao desenvolvimento de Rondônia e da região Norte.
A ponte na BR-319, em Porto Velho (966,33 metros de comprimento por 13,40 metros de largura) vai ligar Porto Velho à Manaus, no estado do Amazonas. Já a ponte da BR-364, no distrito de Abunã (1.098 metros de comprimento por 12 metros de largura), sentido Rio Branco, consolida o chamado corredor para o Pacífico. A licitação para a construção da ponte em Porto Velho foi vencida pela empresa Mendes Júnior Trading e Engenharia, cujo orçamento é de R$ 59.625,211,79.
A licitação para a construção da ponte na BR-364, em Abunã, orçada em 54.349.997,68, foi vencida pela Andrade Gutierrez. O prazo para a conclusão das duas pontes é de três anos. O projeto prevê algumas desapropriações bem como reassentamento de famílias.
O PAC na região Norte
O PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, projeto lançado recentemente pelo Governo Federal, dedica especial atenção à região norte. De acordo com o PAC, serão destinados cerca de 6 bilhões de reais só para obras, incluindo portos, asfaltamento e pontes. Entre as rodovias federais beneficiadas estão a 429, 319 e 364. Segundo Oliveira, esta atenção especial dada à região norte é um empenho pessoal do presidente Lula. “Desde 2001 que estas obras estão projetadas, mas nunca saíram do papel. Agora, com o PAC, o Governo Federal quer transformar estes projetos em realidade, trazendo o desenvolvimento para a nossa região” disse. O prefeito Roberto Sobrinho está bastante otimista em relação aos benefícios da construção destas duas pontes. “Sem dúvida a nossa ligação com Manaus, ainda através de balsas, tem nos deixado um pouco à margem do desenvolvimento. Agora com a construção destas duas pontes, além do desenvolvimento, da facilidade para escoar os nossos produtos, nós teremos também milhares de empregos com a contratação da mão-de-obra local. O empresário que investe na nossa região vai ter agora a maior facilidade para escoar o seu produto, barateando custos, o que acaba refletindo no bolso do consumidor final”, argumentou.

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