Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Rebeldes líbios estão prontos para atacar reduto de Kadhafi

As negociações para que os combatentes pró-Muammar Kadhafi na cidade de Bani Walid se rendam pacificamente fracassaram, disse neste domingo (4) um negociador dos rebeldes da Líbia.
"Deixo que o comandante administre o problema", disse o negociador Abdullah Kenchil, questionado sobre um possível ataque à cidade, um dos últimos redutos leais ao coronel.
Kenchil afirmou que dois filhos de Kadhafi -Saadi e Muatassim- estariam na cidade, mas que vários partidários do antigo regime, que inicialmente haviam se refugiado na cidade, conseguiram fugir.
O coronel foi praticamente deposto há duas semanas por rebeldes que tomaram a capital do país, Trípoli, após mais de seis meses de guerra civil que jogou a Líbia em uma crise humanitária e deixou milhares de mortos.
As tropas leais ao regime foram expulsas da capital na semana passada em uma ofensiva coordenada com ataques aéreos da Otan. A aliança militar age no país a pedido da ONU, com o objetivo de proteger os civis.
Desaparecido desde a invasão de Trípoli, Kadhafi afirmou repetidas vezes que vai continuar lutando contra o que chamou de uma "intervenção estrangeira" apoiada pela Otan.
Paradeiro
O Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião, já identificou o paradeiro de Kadhafi, segundo um correspondente da rede de televisão Al Jazeera. A localização, no entanto, ainda não foi divulgada.
No sábado, o líder do CNT, Mustafa Abdel Jalil, afirmou que a liderança do governo provisório vai mudar de sede na próxima semana, saindo da cidade de Benghazi e instalando-se em Trípoli.
De volta à Líbia, após uma conferência internacional sobre a situação do país, Jalil anunciou a formação de um órgão de reconciliação nacional, formado por líderes tribais e "sábios".
O líder do CNT disse ainda que um terço de todos os bens líbios congelados por bancos internacionais já foram desbloqueados.
As novas autoridades líbias pediram aos grupos de combatentes anti-Khadafi para deixarem as ruas e retornarem às suas casas para que a normalidade possa ser retomada na capital.
Em outras partes do país, forças leais a Khadafi continuam a resistir. Elas ainda controlam a cidade natal do ex-líder, Sirte, além de Sabha e da própria Bani Walid.
As forças anti-Khadafi, porém, parecem estar pouco a pouco avançando sobre Sirte.
Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário