Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Peru lança operação antidrogas na fronteira com Brasil e Colômbia

LIMA - Mais de 200 policiais antidrogas do Brasil e do Peru iniciaram na segunda-feira uma megaoperação antidrogas na região de Loreto (zona fronteiriça do Peru, Colômbia e Brasil), disse à AFP nesta quarta-feira (6/7) uma fonte oficial em Lima. "O objetivo dessa megaoperação é a captura de narcotraficantes e a destruição de laboratórios de drogas", afirmou Carlos Morán, chefe da Direção Antidrogas no Peru (Dirandro).
Morán indicou que "máfias de narcotráfico procedentes de Colômbia, Brasil e Peru" há tempos se assentaram nessa região amazônica com laboratórios que processam cocaína, além de a região ter registrado um aumento nos cultivos de folha de coca. "Estamos em plena operação: o Brasil participa com sua Polícia Federal, fechando suas fronteiras para que os traficantes não fujam", completou o oficial.
Segundo a Dirandro, ao menos cinco mega-laboratórios de produção de cocaína foram detectados via satélite nessa região do trapézio amazônico.
O último relatório do Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (UNODC) informa que o Baixo Amazonas (zona da operação) registrou um aumento da extensão dos cultivos da folha de coca entre 2009 e 2010: de 867 hectares para 1.040 hectares, um aumento de 20%. "A atividade cocaleira nessa parte do território é recente, mas desde seu início mostrou uma evidente articulação com o narcotráfico, favorecida por sua proximidade com as localidades de Leticia, Colômbia e Tabatinga, no Brasil", indicou o relatório da UNODC.
O Relatório Mundial sobre Drogas 2010 da ONU afirma que o Peru aumentou a superfície de cultivo de folha de coca em 2% este ano, chegando a 61.200 hectares, contra as 62.000 da Colômbia, que por outro lado reduziu em quase 15% a superfície cultivada.
France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário