Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Graziano dedicou carreira à luta contra fome e pelo desenvolvimento rural

O brasileiro José Graziano da Silva, nascido em 1949, tem grande experiência na FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, da sigla em inglês), onde exerce desde 2006 o cargo de Subdiretor-Geral e Representante Regional para América Latina e Caribe.
Foi um dos seis candidatos para a sucessão de Jacques Diouf como diretor-geral, junto com o ex-ministro de Relações Exteriores da Espanha Miguel Ángel Moratinos, de quem ganhou por uma diferença de quatro votos.
Com nacionalidade brasileira e italiana, é licenciado em agronomia e mestre em economia e sociologia rural pela Universidade de São Paulo (USP). Também é doutor em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Campinas e concluiu dois pós-doutorados, um deles em Londres.
 Ex-ministro José Graziano é o novo diretor da FAO Brasileiro sai na frente em eleição para novo diretor-geral da FAO Desde 1977, Graziano se dedica a temas relacionados ao desenvolvimento rural e também na luta contra a fome em âmbito acadêmico, político e sindical.
No ano de 2001, coordenou a elaboração do Programa Fome Zero, do governo brasileiro, que busca reduzir a pobreza e a miséria no país. Em seguida, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome.
Desde que foi nomeado representante da FAO para a América Latina e Caribe, em 2006, tem tido um papel destacado nas discussões sobre fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural, considerados meios fundamentais para fortalecer a segurança alimentar na região.
Teve também destaque no plano “América Latina e Caribe sem Fome”, que levou os países da Região a se tornarem os primeiros a assumir, em nível mundial, o compromisso de erradicar a fome antes de 2025.
Graziano tem 61 anos e 25 livros publicados, com destaque para as questões agrárias e fundiárias.
Do G1, com agência internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário