Total de visualizações de página

domingo, 8 de maio de 2011

Bin Laden e a popularidade de Obama

Depois de amargar um período de baixa em sua popularidade, com críticas à condução da política externa e à recuperação lenta da economia americana, o presidente Barack Obama já começa a colher os frutos do anúncio da morte de Osama Bin Laden.
Uma pesquisa publicada pelo jornal The Washington Post - e realizada em conjunto com o Pew Research Center menos de 24 horas depois de Obama ter dito que forças americanas mataram o líder da Al-Qaeda - revela um aumento de nove pontos percentuais na aprovação do presidente.
O resultado certamente será bem recebido por Obama, que há pouco lançou oficialmente sua candidatura à reeleição e enfrenta um Congresso agora dividido, com a oposição republicana no comando da Câmara dos Representantes.
O aumento da popularidade do presidente após o anúncio da morte do homem acusado de ser o mentor dos atentados de 11 de setembro de 2001 também já era esperado.
Apesar de a caçada ao número 1 na lista dos mais procurados pelo governo americano ter começado antes mesmo de 2001 e sido prioridade de dois presidentes antes dele, foi Obama quem apareceu na TV em cadeia nacional afirmando ter atingido o objetivo.
Mesmo antes do anúncio, assim que os primeiros rumores sobre a morte de Bin Laden começaram a circular pela internet, uma onda de patriotismo já tomava conta dos americanos. As ruas de Washington, Nova York e várias outras cidades foram tomadas de pessoas portando bandeiras dos Estados Unidos e cantando o hino nacional.
No campo político, o episódio parece ter dado uma trégua nas divergência partidárias, assim como ocorreu logo após o 11 de setembro. Diversos líderes da oposição elogiaram publicamente o presidente pela operação que matou Bin Laden.
Resta saber se toda essa boa vontade vai resistir até a eleição do ano que vem.
Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário