Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Navio vaza petróleo na única reserva marinha da Noruega

Autoridades norueguesas lutavam nesta sexta-feira para conter um vazamento de petróleo depois que um navio islandês, carregado com centenas de toneladas de combustível, encalhou na única reserva marinha da Noruega.
O vazamento de petróleo atingiu na tarde desta quarta-feira a frágil linha costeira em pelo menos dois lugares do parque marinho Ytre Hvaler, hábitat de uma grande variedade de aves e espécies marinhas, bem como de corais de água fria, informou em um comunicado a Administração Costeira Norueguesa (NCA, na sigla em inglês).
No fim da tarde desta sexta-feira (hora local), a NCA destacou, no entanto, que o vazamento não era tão sério quanto se pensou inicialmente.
O navio Godafoss, transportando um total de 800 toneladas de petróleo, bateu na rocha de um coral na noite de quinta-feira, perto da embocadura do fiorde Oslo, logo após deixar o porto na cidade de Fredrikstad (sudeste) a caminho de Helsingborg, no sul da Suécia.
Uma quantidade ainda indeterminada de combustível vazou dos tanques alinhados dos dois lados do petroleiro, cada um contendo 250 toneladas.
"Aparentemente o vazamento foi contido", disse a jornalistas Johan Marius Ly, chefe de operações da NCA.
Autoridades norueguesas e suecas mobilizaram navios anti-poluição, rebocadores, dois aviões de vigilância e helicópteros para acompanhar a situação.
Barreiras flutuantes também foram montadas em torno do navio para limitar os danos.
De propriedade da empresa islandesa de navegação Eimskip, o Godafoss também transportava 439 contêineres, um dos quais contendo 12 toneladas de dinamite.
"Desde que tenha sido carregada corretamente e não haja fogo, não há risco de explosão", disse Ly.
As condições atmosféricas eram consideradas relativamente favoráveis para a realização de trabalhos de limpeza, com mar calmo e ventos moderados.
No entanto, grupos ambientalistas alertaram que os riscos são grandes.
De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mais de seis mil espécies marinhas vivem na região, inclusive 220 que integram as listas norueguesa e sueca de espécies ameaçadas.
"O WWF pede às autoridades que proíbam todo tráfego marítimo nas zonas mais vulneráveis, que o petróleo seja proibido como combustível e que isto influencie decisões relativas à produção de petróleo em regiões vulneráveis", destacou o grupo em um comunicado.
O parque Ytre Hvaler, que foi criado em junho de 2009 e se estende por 354 quilômetros quadrados, é a única reserva marinha da Noruega e se situa não muito longe do parque nacional marinho de Kosterhavet, na Suécia.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário