Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PIB da Alemanha tem o maior crescimento desde a reunificação

O grande nível de exportações e o notável aumento da demanda interna foram os principais responsáveis pelo forte crescimento da maior economia europeia, que lidera os avanços das nações industrializadas após a crise. "Este foi o maior aumento do PIB desde a reunificação. Os dados mostram que as pessoas podem olhar para o futuro com otimismo", assegurou em comunicado o ministro da Economia, Rainer Brüderle.
Brüderle ressaltou ainda que o grande crescimento do país contribuiu para a forte alta do contingente de população empregada, que alcançou um recorde histórico em 2010. "Nosso país caminha rumo ao pleno emprego", indicou o ministro, antes de considerar que, com a queda do desemprego e o aumento dos salários, estão sendo fincadas as bases para uma demanda interna robusta que leve ao crescimento econômico sustentável a longo prazo.
Apesar do avanço do PIB, os cálculos oficiais preveem que a economia alemã não irá recuperar até o fim de 2011 o nível em que se encontrava antes da crise financeira global. O governo federal e os principais centros de estudos econômicos da Alemanha já haviam previsto que em 2010 o país cresceria entre 3,5% e 3,7%, um salto considerável frente ao retrocesso de 4,7% em 2009.
O déficit público, por sua vez, ficou em 88,57 bilhões de euros em 2010, o equivalente o 3,5% do PIB, superando o limite de 3% fixado pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento da União Europeia.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário