Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Confira como a localização geográfica cai nas provas

Há um intenso uso de mapas nas questões de vestibular e, para interpretá-los, deve-se investir um bom tempo no estudo de Cartografia
Entre geopolítica, clima e meio ambiente, questões sobre localização geográfica se fazem presentes nas provas de Geografia dos vestibulares. Normalmente, perguntas sobre orientação são inseridas juntamente com outras matérias, por isso é essencial que o aluno domine este conteúdo. A equipe de Geografia do Anglo, de São Paulo, aponta os cinco passos que os vestibulandos devem seguir na resolução de questões sobre localização:
Todos os espaços geográficos devem ser:
Localizados - há um intenso uso de mapas nas questões de vestibular e, para interpretá-los, deve-se investir um bom tempo no estudo de Cartografia. As questões avaliam a capacidade de leitura dessa linguagem e de seu sistema de símbolos específicos.
Comparados - embora os diferentes espaços geográficos tenham suas particularidades, é essencial que comparar o que se está estudando com outros lugares. Muitas questões exploram analogias, avaliando o grau de entendimento das leis geográficas.
Explicados - todos os fatos geográficos têm causas e conseqüências, por isso as maiorias das questões dos melhores vestibulares avaliam o conhecimento sobre a formação dos espaços geográficos e as conseqüências disso.
Relacionados - os fatos geográficos não acontecem de forma isolada. Eles se conectam às condições naturais e sociais do lugar onde ocorrem, o que explica a numerosa freqüência de questões interdisciplinares que relacionam os conhecimentos geográficos com outras informações.
Dinamizados - não existe um espaço geográfico estático. Tudo está em perpétua mutação, embora muitas vezes as mudanças não possam ser percebidas na escala de tempo que se está usando. Muitas questões utilizam diferentes escalas de tempo, procurando avaliar a capacidade do aluno de entender as diferentes dinâmicas do espaço geográfico.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário