Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mangue na Índia deixará 30 mil sem casa até 2020

Afundamento do local e elevação do nível do mar fazem ilhas desaparecer.
Problemas transbordam em um dos principais rios do subcontinente indiano, o Ganges. Em sua foz, no trecho entre a Índia oriental e Bangladesh, fica o arquipélago de Sundarbans, cerca de 20 mil km² de floresta onde vivem algumas centenas de tigres de Bengala, crocodilos, cerca de 400 espécies de vida animal e uma população estimada em mais de 4 milhões de pessoas.
Patrimônio da humanidade na lista da Unesco, o lugar é um mangue gigantesco único no planeta, e está afundando vertiginosamente. O motivo é a elevação do nível do mar, que tem acontecido mais rápido que em outros lugares da Terra, ameaçando tanto o lugar quanto a vida de seus habitantes.
Nos últimos 20 anos, quatro ilhas já sumiram, desabrigando 6 mil famílias. Os últimos estudos estimam que, até 2020, mais de 30 mil pessoas percam suas casas, e 15% das terras habitáveis de Sundarbans desapareçam. Mesmo tempestades tropicais rápidas podem causar um grande estrago.
No inicio deste ano, fotos de Peter Caton, fotógrafo britânico especialista em meio ambiente,foram expostas em Londres, na mostra Sinking Sundarbans
Fonte: Terra - Andrés Bruzzone Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário