Total de visualizações de página

sábado, 11 de dezembro de 2010

Mais notícia sobre a Ásia - Coreia do Norte culpa Seul por tensão e justifica militarização

O ministro de Relações Exteriores norte-coreano, Pak Ui-chun, disse neste sábado que a atual tensão entre as duas Coreias é culpa de Washington e Seul e justificou a militarização do regime comunista.
"Vimos que foi acertada nossa opção a favor da política 'Sogun' e o fortalecimento completo do nosso potencial de autodefesa baseado na dissuasão nuclear", indicou Pak, que realizará uma visita oficial a Moscou a partir de domingo, em declarações à agência russa Interfax que foram divulgadas pela sul-coreana Yonhap.
O ataque de artilharia norte-coreano do dia 23 de novembro a uma ilha do da Coreia do Sul no Mar Amarelo, que resultou na morte de quatro pessoas, sendo duas civis, aumentou a tensão na zona e se soma ao anúncio norte-coreano de que possui milhares de centrífugas enriquecendo urânio, o que abriria uma nova via ao desenvolvimento de armamento nuclear.
Para Pak, "a principal razão por trás da escalada da tensão na zona é a política hostil dos Estados Unidos com relação à Coreia do Norte e a política de confronto das atuais forças governantes da Coreia do Sul". O ministro acusou Washington de se opor ao reatamento das negociações de seis lados para a desnuclearização da Coreia do Norte (das quais participam as duas Coreias, China, EUA, Rússia e Japão).
Também neste sábado, o governo japonês informou que a partir do próximo ano prevê aumentar o número de baterias antimísseis Patriot em suas bases aéreas para resistir à ameaça de um eventual ataque da Coreia do Norte, informou a agência local Kyodo.
EFE - Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário