Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ásia - Número de mortos em terremoto na Indonésia passa de 100

Pelo menos 500 pessoas estão desaparecidas desde a noite de segunda-feira.
 Equipes de resgate têm dificuldade de encontrar vítimas devido ao mau tempo.
"Os moradores relataram ter visto um tsunami de até 3 metros" afirma
Mujiharto, do Ministério da Saúde.
Cresce o número de vítimas no terremoto de magnitude 7,5 que atingiu a Indónesia na noite de segunda-feira: mais de 100 mortos foram confirmados até o momento. Mas o desastre pode ser ainda maior.
Hendri Dori Satoko, parlamentar das ilhas Mentawai, afirmou que "os últimos dados do centro de crise apontam 108 pessoas mortas e 502 desaparecidas". O Ministério da Saúde, por sua vez, já fala em 113 mortes.
O tremor ocorreu às 21h42 de segunda-feira a cerca de 20 quilômetros de profundidade, a oeste de Sumatra, nas ilhas de Mentawai - que estão entre os destinos mais populares de surfistas de todo o mundo. A região fica situada no ponto de encontro de duas placas tectônicas e, por isso, é vulnerável a esse tipo de fenômeno natural.
O terremoto deu origem logo em seguida a um tsunami, que disseminou dez comunidades da parte oeste do país. "Os vilarejos foram varridos do mapa", afirmou Agolo Suparto, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Ondas gigantes invadiram outras ilhas próximas. "Os moradores relataram ter visto um tsunami de até 3 metros", contou Mujiharto, do Ministério da Saúde.
Centenas de casas ficaram destruídas na região. Mais de 100 dos desaparecidos estariam a bordo de um navio turístico, que perdeu a comunicação com a costa, assim como um barco de turistas com pelo menos oito australianos.
O mau tempo dificulta as operações de busca e salvamento.
Esse não é o primeiro desastre natural ocorrido no país formado por inúmeras ilhas. Em dezembro de 2004, um tsunami causado por um tremor de magnitude superior a 9 graus, na costa de Sumatra, matou mais de 226 pessoas em vários países.
Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário